quarta-feira, 30 de março de 2011

Abertura do Ano Judicial 2011



Não é católico, nem sequer religioso, mas só a Igreja merece os seus elogios. Dá que pensar!

Estamos feitos! O Presidente está doente.

Porque o humor deve ser das últimas coisas a perder!...

Ricardo Salgado critica partidos políticos



O que eu gostava de ouvir do Dr. Ricardo Salgado era a sua opinião sobre quem é ou quem são os culpados dessa tal crise, embora saiba que não dá jeito nenhum ao negócio de que é um competente líder e compreenda, por isso, a sua relutância (mas há políticos e políticos, não podemos colocar todos no mesmo saco, com as mesmas responsabilidades).
Também gostava de saber qual a sua opinião sobre os 6% de IVA que se paga para alugar campos de golfe do nosso país, medida bem recente, quando comparados com o IVA de bens de 1ª necessidade. Eu sei que o negócio do golf representa muitas receitas para o nosso país, que é importante para o turismo e para os turistas que nos visitam e aqui deixam verbas muito interessantes...  E os produtores de leite e outros bens, o que têm a ver com isto?
Desculpem... este último assunto não tem nada a ver com o anterior, nem com políticos, nem com banqueiros. As minhas pouco honestas desculpas!


Não era para ajudarmos todos?!...

Boas companhias?!...

Risco de bancarrota: Portugal liderou subidas com Qatar e Dubai

Ou de quando liderar subidas é muito mau sinal!...

TVI sem Conselho de Redacção

Henrique Garcia, Cláudia Lopes, Jorge Nuno Oliveira e Joana Reis demitiram-se do Conselho de Redacção (CR) da TVI, que está assim sem quórum. Entre os motivos estão algumas notícias que têm sido publicadas sobre decisões do CR, como alegadas pressões sobre um jornalista por parte do gabinete de José Sócrates e as críticas a uma entrevista de Alexandra Borges.

Pagamento à mulher passou pelo ministro

 

Director jurídico do ministério concordou com pagamento desde que ministro aprovasse.

(In Correio da Manhã)

Chávez apoya a ex primer ministro de Portugal

domingo, 27 de março de 2011

Coleção de pérolas dos nossos políticos - em permanente actualização

Aceitam-se contributos. A coisa promete!...

4. ?

3. Miguel Macedo sobre o Primeiro Ministro - "Se o primeiro-ministro pensa que intimida o PSD com a sua famosa má disposição, está enganado. E quero dizer-lhe que no PSD também há quem tenha muito má disposição, a começar por mim, e que já não temos paciência para aturar estas cenas que faz permanentemente ao país", advertiu.

2. Carlos César sobre Passos Coelho - "A verdade é que, se José Sócrates pode ser criticado por muitos por ser o autor do PEC4, o que não seria o PEC de Passos Coelho que, com poucas horas de começo de campanha eleitoral, é um troca-tintas na política portuguesa."

1. Passos Coelho sobre Portugal - "Portugal está com as calças na mão."

domingo, 13 de março de 2011

Crise política?...


Marcelo diz que Sócrates abriu uma crise política

Seja de quem for a culpa, não anda tudo a brincar com o fogo?!... Amanhã lá vão os juros subir, de novo. E o nosso poder de compra descer, de novo. Alguém está VERDADEIRAMENTE preocupado com isso? Um dia destes os "brandos costumes" transformam-se e quem comanda o Navio, depois?!... Já muita gente vem avisando, mas parece ninguém dar ouvidos.

terça-feira, 8 de março de 2011

Analfabetismo 2011


Ainda há caminho a percorrer, embora muito se tenha feito, neste domínio, durante as últimas décadas. Só poderemos estar descansados no dia em que este flagelo social estiver definitivamente erradicado. Não é fácil. Talvez seja até cada vez mais difícil. Mas temos que acreditar que é possível e continuar a tentar.

A reportagem é bastante longa, mas vale a pena ver. No fim, apetece perguntar:
Alguém considera o investimento nestas pessoas e nos seus sonhos um desperdício?!...

Dever de Lealdade versus Direito de Opinião

Coordenador da DREC demitido

domingo, 6 de março de 2011

Grupo de trabalho?

Mais comentários?!...

209 mil euros são quantos ordenados mínimos de gente honesta a trabalhar a sério um mês inteiro? Vejamos:
209.000 : 485 = 431 +-

sábado, 5 de março de 2011

Corrupção em Portugal : "Uma lei dura e uma prática mole"

Um dos maiores flagelos de qualquer país é a corrupção. Infelizmente para todos nós, ela está bem presente nos diferentes quadrantes da vida nacional. Este video coloca a tónica na diferença entre o que está escrito (a legislação) e o que se faz (a prática - como se aplica a legislação). Somos uns durões no papel, a crer nas palavras de Vera Jardim, mas uns moles (?), desorganizados (?), desatentos (?), incompetentes (?), chicos espertos (?)... na aplicação das leis. Ora, a ser assim, cria-se a mentalidade reinante de que a Lei só existe no papel, com consequências terríveis no dia-a-dia. Não era bom que as leis existentes fossem aplicadas e as não exequíveis fossem revogadas? Estou farto de ouvir que Portugal está muito à frente em matéria de legislação. Gostava de começar a ouvir que Portugal aplica o que escreve e que só escreve o que pode aplicar. Há dias, nas televisões, veio a lume a questão da economia paralela, a tal que foge às regras, aos impostos... Números, tanto quanto me lembro, bem acima dos 20%! Se as leis fossem mais simples, não seria possível "encurtar" esta percentagem? Um projecto de muitas páginas e muito bem escrito não é necessariamente um bom projecto. Um bom projecto é aquele que muda algo para melhor. No dia em que formos capazes de combater alguma corrupção de forma eficaz, estaremos bem melhor que hoje, uns "durões do papel"!
SUGESTÕES DE MELHORIA?...

GPS inoperante


"O nosso défice não aumentou por descontrolo. O nosso défice aumentou porque nós decidimos aumentá-lo."

Santana Lopes abandona entrevista


Penso que Santana Lopes teve, desta vez, toda a razão. Sou admirador de José Mourinho e de futebol, mas os critérios jornalísticos têm que ser revistos. E deixo a pergunta de Santana Lopes no ar: "Acha que é assim que o País vai para a frente?" Vocês o que acham?

sexta-feira, 4 de março de 2011

A desertificação das aldeias em Portugal

Lado Lunar


Portugal não é excepção. Também tem o seu lado lunar (como diriam Rui Veloso e Carlos Tê). Este espaço pretende dar-lhe visibilidade e agitar consciências. Se contribuir para ajudar a resolver alguma coisa, tanto melhor!