sábado, 30 de abril de 2011

Será verdade? Cavaco travou saída de Teixeira dos Santos?



Já pouco interessa, agora! Estou curioso é de ouvir o que Teixeira dos Santos tem para dizer, quando achar que deve. Ou então tem uma capacidade de encaixe imensa!
Se, como diz José Sócrates, TS é seu amigo pessoal e do PS "para a vida", pode manter-se calado.
Se, como seria desejável, TS é amigo dos Portugueses e de Portugal "para a vida", deve dizer tudo o que seja relevante para que a verdade apareça.
Entretanto, nós vamo-nos preparando para começar a arder!... 

sexta-feira, 29 de abril de 2011

EDUCAÇÃO - Tribunal Constitucional "chumba" revogação da avaliação de desempenho docente

(Quando uma imagem vale por mil palavras)

Tribunal Constitucional "chumba" revogação da avaliação de desempenho docente

"violação do princípio da separação e interdependência” dos órgãos de soberania"

Opinião da Ministra da Educação

Doa a quem doer, este é um assunto que vai ser recorrente na campanha eleitoral.
O PS vai, obviamente, reclamar vitória. Mas, mais importante que isso, vai apresentar este caso como mais um sinal da irresponsabilidade de toda a Oposição, sem excepção. Poderá até ir mais longe, radicalizando o discurso:
- Como confiar numa Oposição que, de todos os quadrantes, por inoperância, incompetência, caça ao voto ou o que quiserem, aprova diplomas inconstitucionais?!... Como confiar num PSD e CDS, para só falar no chamado arco da governação, que alinham nestas inconstitucionalidades?!... Responda quem quiser.

Quando as coisas não são bem feitas (com  preparação, profundidade, rigor e competência), podem transformar-se num desastre. Como é comum dizer-se, num "TIRO NO PÉ" ou, noutro tipo de dito popular, em "PINTOS CARECAS"! Doa a quem doer... foi isto que aconteceu. E, ou muito me engano, ou o assunto vai ter impacto nas sondagens. Aguardemos alguns dias para confirmar.

Já agora... este também é um bom exemplo de que nem sempre os entendimentos são assim tão bons. Numa época em que, de todos os quadrantes, se multiplicam os apelos a conciliar o inconciliável, a fazer entendimentos para inglês ver, este caso pode bem ser um paradigma. Entendimentos alargados podem não ser assim tão desejáveis. O que é desejável é que as coisas se façam com competência e seriedade. Ou como diz o Povo: "Mais vale sozinho que mal acompanhado"!






quinta-feira, 28 de abril de 2011

Programa do PS


O programa do PS foi elaborado por uma equipa de dirigentes socialistas, coordenada por Augusto Santos Silva, membro do Secretariado Nacional do PS e ministro da Defesa.

Augusto Santos Silva afirmou em tempos (ver link com video, acima) que gosta de malhar "na direita e com especial prazer nos que gostam de se dizer de esquerda ou plebeia ou chique (PCP e BE)". 

Nós já vamos todos ser malhados pelas medidas de austeridade do FMI, da Europa...
Esperemos que o programa do PS, passado à prática, sobretudo tendo em atenção o gosto de malhar do seu coordenador na direita e com especial prazer na esquerda, deixe o Povo Português no meio, para que escape, pelo menos de vez em quando, a tanta "malhação".
É que um Povo demasiado "malhado" dificilmente ajuda a "construir o futuro", não por falta de desejo, mas sobretudo por incapacidade. E quando o Povo já não é capaz, sobra o quê?!...



quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Não acredito em nada do que o primeiro-ministro diz"


A coisa está a ficar complicada!
"A entrevista é um exercício de falsidade."
Se José Pacheco Pereira já não acredita em nada do que José Sócrates diz...

José Sócrates - "Teria sido preferível pedir ajuda depois das eleições"


Preferível para o próprio primeiro-ministro, claro!
O País podia esperar que ele fosse reeleito e, então sim, é que era!


Carrilho (ex-embaixador da UNESCO, que deixou o cargo no final do ano passado em confronto com o Governo) comenta entrevista de Sócrates à TVI - 27 Abril 2011


Carrilho afirmou que não foi por causa do chumbo do PEC 4” que “o país está como está”,
mas sim “pelos seis anos de governação”.
Lembrou que o primeiro a falar na possibilidade de haver um corte do 13º mês foi o próprio primeiro-ministro.


Dá-lhe “muito desgosto” ver “o PS desorientado”.

Etc

Nogueira Leite chama "ciber-nabo" a José Lello e fica "mais tranquilo"




1. Se tivesse sido Otelo Saraiva de Carvalho a inventar o "Facebook", já teria vindo dizer, neste caso com alguma razão, que se era para isto mais valia não ter inventado nada.
2. A parvoice dos outros devia ter efeito positivo em nós, uma vez que nos devia permitir raciocinar e procurar não descer ao nível dos que consideramos como maus exemplos.
3. Nogueira Leite não cumpriu o ponto 2, acima, pelo que também lhe podia chamar algumas coisas, mas direi apenas que não entro por aí e gostaria que os exemplos viessem de cima. Os nossos políticos, economistas... nunca deveriam esquecer-se que os bons e os maus exemplos têm um efeito de cópia evidente nos mais jovens, pelo que, se outras razões não houvesse para a sua contenção verbal, essa seria mais do que suficiente.
4. Não sou fã do "Facebook", mas tenho a certeza que pode e deve ter funções mais adequadas ao bem estar de todos nós. Façam lá um esforço para pensar nas consequências, antes de dizer qualquer coisa!
5. Tenho até uma sugestão: Que tal utilizarem o "Facebook" para se retratarem, ambos, dos dois momentos infelizes que protagonizaram? Ficariam ambos "mais tranquilos". Saber pedir desculpa só está ao alcance dos melhores, portanto...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Imprescindíveis, portanto quase tudo é negociável!


Não, isto não, por favor! Depois de 05 de Junho...

Se formos nós a mandar, logo se vê se precisamos de vocês!

Se forem vocês a mandar, nós somos fundamentais (Bloco Central, talvez) e vocês sabem que estamos para tudo, desde que nos deixem participar. Se os Portugueses fazem sacrifícios, nós também faremos. Até poderemos dialogar com os outros. Até já mandámos recados de que não fazemos acordos com a "extrema-esquerda" e que vos perdoamos tudo o que fizeram para nos mandar abaixo. Ficarmos de fora é que nem pensar! Portugal não ia resistir. Que seria de Portugal sem o nosso contributo? Até podemos admitir alguns erritos, mas era melhor que em nome dos consensos isso fosse evitado. Até podemos sair de alguns cargos, sobretudo se não tivermos habilitações para os desempenhar. Se não ganharmos, até podemos dar o cargo de Primeiro Ministro ao partido que ganhar as eleições, o que já é uma atitude magnânima. Até... Até... Até...

E, acima de tudo, nós é que malhamos nas oposições e não o contrário! "Na direita e com especial prazer nos que gostam de se dizer de esquerda ou plebeia ou chique (PCP e BE)". 
Não se pode subverter a ordem natural das coisas, não é?!...

E também malhamos no Presidente da República, homem ressabiado e foleiro, segundo o nosso José Lello. Isto sem qualquer crispação entre dirigentes políticos, claro, que nós respeitamos totalmente o pedido de Cavaco Silva, Jorge Sampaio, Mário Soares e Ramalho Eanes no 25 de Abril. A crispação, se houver, será culpa dos outros. Nós tratamos todos com respeito, como se depreende das palavras do nosso respeitado José Lello.
Desculpas, nunca! Foi só uma "arreliadora deficiência tecnológica"! 
Cuidado - Tecnologia não compatível com "politiquês"!...
Onde se lê "foleiro", leia-se "não suficientemente abrangente".

(Com as minhas desculpas a pessoas como Vera Jardim e Jaime Gama, apenas para citar dois nomes que considero fora deste filme desafortunado.)

Teixeira dos Santos falta às comemorações do 25 de Abril em Belém




Teixeira dos Santos era, até há poucos dias, o rosto do Homem de Confiança de Sócrates, lembram-se?
O que custa agora ver, não é a falta de Teixeira dos Santos nas comemorações (até ficava lá um pouco fora de contexto, face ao discurso de tomada de posse do Presidente da República e, "quem não se sente não é filho de boa gente"), mas custa ouvir as desculpas que arranjam para o facto (declarações de Jorge Lacão, por exemplo), tratando-nos mais uma vez como atrasados mentais.
A ruptura está confirmada, digo eu, mas em política o amanhã pode sempre ser surpresa!
E se Teixeira dos Santos comparecer ao trabalho, como é lógico que aconteça amanhã, será prova de que a grande amizade e colaboração continuam, eh eh!...

domingo, 24 de abril de 2011

Ferro Rodrigues pretende acordo mas não à esquerda


Ferro Rodrigues, defendeu a negociação pós-eleições de um «acordo político que dê uma maioria forte no Parlamento», mas reconheceu que «é completamente impossível» qualquer acordo dos socialistas à esquerda.

«Defendo que haja um acordo, um acordo político que dê uma maioria forte no Parlamento, esse acordo tem de ser negociado a seguir às eleições», afirmou Ferro Rodrigues, em entrevista esta noite no Telejornal da RTP1.

Ferro Rodrigues lembrou, ainda, que já tinha alertado em Agosto de 2009, antes das últimas eleições legislativas que perante um cenário de crise internacional «não devia ser constituído um Governo que não tivesse maioria no Parlamento», posição que o cabeça de lista do PS por Lisboa mantém.

Em relação a tentar um acordo à esquerda, uma posição que tinha assumido no passado, Rodrigues considera que essa ideia, agora é «completamente impossível» de concretizar, porque ao longo do último ano e meio os partidos de «extrema-esquerda», têm colaborado «com a direita em relação à queda do Governo».

Já dou de barato que o PS e a "extrema-esquerda" (nas palavras de Ferro Rodrigues) tenham estado juntos no apoio a Manuel Alegre, mas...

Vamos lá ver se eu consigo perceber:
1. Ferro Rodrigues alertou em 2009 para o contrário do que fez José Sócrates, mas foi um alerta tão forte que só passados dois anos se ouviu o eco, através do próprio Ferro Rodrigues.
2. Volta em 2011 como cabeça de lista por Lisboa (PS), convidado e liderado por quem fez o contrário do que ele aconselhou e ainda hoje mantém.
3. Ainda nada ganhou, mas já se imagina a negociar um acordo a seguir às eleições, com uma série de exclusões/condições, sem sequer pensar que pode não fazer falta nenhuma nesse acordo.
4. Rejeita completamente um futuro acordo com a "extrema-esquerda", não por causa das suas ideias e eventuais perigos para Portugal, mas porque a esquerda colaborou com a direita em relação à queda do governo, no último ano e meio, que é como quem diz "mais para castigo dos radicais mariolas", que é para aprenderem a não colaborar com quem não devem.
5. Se bem percebi, estão de fora o PCP e o BE.
6. Sobram, para uma eventual maioria (o que Ferro continua a defender), o CDS/PP e o PSD, a tal direita que colaborou com a tal "extrema-esquerda" na queda do governo.
7. Se bem percebi, a direita está perdoada das maldades que fez ao governo, apesar de no último ano e meio ter colaborado com a "extrema-esquerda" em relação à queda do governo.
8. Se bem percebi, Ferro está ao nível que se pretende: coerente e imparcial.

sábado, 23 de abril de 2011

Mais um folarzito de Páscoa - Défice de 2010 revisto em alta para 9,1 por cento do PIB

Começou assim!




Depois assim...


Agora assim...



A culpa só pode ser da metodologia usada nas contas, dos senhores que deixaram de ser membros das listas do PS (TS, LA...), do PSD que aprovou os vários PEC, dos submarinos, do FMI que tem a mania de meter tudo nas contas, de todos os que não estão a pensar votar Sócrates dia 05 de Junho e mais alguns malfeitores e desestabilizadores que não percebem que "só o meu filho leva o passo certo".

Nem na Páscoa nos deixam descansar?!...
Ou melhor, aproveita-se a Páscoa para mais uma punhalada nas costas?!... Como crucificaram Jesus Cristo nesta Época, aproveita-se e acertam-se as contitas com os crucificados portugueses.
Se a malta do FMI tivesse ido para o Algarve não seria tudo mais fácil?
Esta mania de trabalhar mesmo ao SÁBADO, boicotando a tolerância de ponto, tinha que dar asneira!...

O défice de 2010 já foi um assombro, uma maravilha, um exemplo para o mundo!
Já evoluiu para números preocupantes, mas decentes!
Já foi revisto em alta para 8,6 por cento do PIB.
Passa agora a ser de 9,1 por cento do PIB, por causa de três contratos de Parcerias Público Privadas (PPP), que pelos vistos ninguém conhecia ou queria colocar nas contas.
Vai uma apostinha em como ainda vai haver novidades até 15 de Maio?
É que, para quem pensa que quanto mais melhor, mesmo em contas públicas, seja débito ou crédito, um número de dois digitos vinha mesmo a calhar. E aposto em como alguns pensariam que isso era um sinal de crescimento económico e de como o País está, finalmente, no rumo certo!...
O Paulo Portas costuma ficar satisfeito nas eleições com números de dois digitos, lembram-se?
Então, o défice de dois dígitos também deve ser positivo, ou não?!...

O secretário de estado do Orçamento considera que o Partido Socialista partilha da nova orientação do Eurostat e que para este são alterações que visam tornar as contas do Estado transparentes.

Então mas Pedro Silva Pereira, em resposta às maléficas perguntas do PSD, não está farto de repetir que as contas do Estado são TRANSPARENTES?!...
Em que ficamos?!... ~

Acho que já nem sei ler!!!


José Gomes Ferreira analisa impacto do aumento do défice para 9,1%

Diz Mário Soares - Passos Coelho é uma pessoa bem intencionada com quem se pode falar

Mais palavras para quê? 


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sondagens para todos os fregueses - fazemos por encomenda e garantimos satisfação plena do cliente!


PSD perde terreno, mas vai à frente (Expresso/SIC/RR - 21 Abril 2011)

PS sobe 2,3%.

PSD perde 1%

.......................................


PS e PSD em empate técnico (Marktest para a TSF e “Diário Económico” - 21 Abril 2011)

PS - 36,1 (recupera 11,6 pontos)

PSD - 35,3 (recua 11,4 pontos)

Só um momento... está para sair uma com o CDS à frente, outra com o PCP com largo avanço e ainda outra com o BE destacado. E são todas independentes, auditadas, insuspeitas...
A margem de erro é... ???
"Enfim, é só fazer as contas!..."


António Capucho recusa ser vice de Fernando Nobre


Capucho recusa convite para listas do PSD por causa de Nobre 
“Quanto à Assembleia, recusei liminarmente apresentar-me às eleições se não tivesse subjacente a candidatura à respectiva Presidência, salvo se fosse entendido que um dos militantes que antes referi [Marques Mendes ou Ferreira Leite] seria mais apropriado para o efeito. Mas não poderia aceitar ser vice-presidente de Fernando Nobre por uma questão de coerência”.
Capucho continua, referindo que o seu currículo – foi vice-presidente do Parlamento Europeu, ministro dos Assuntos Parlamentares, líder parlamentar – não lhe permite ser secundarizado: “Não aceito a minha secundarização face a alguém que não tem currículo político, sem ignorar as qualidades pessoais e o resultado que [Fernando Nobre] conseguiu.
Capucho acrescenta: “Mais grave e chocante é o inexplicável compromisso de candidatar Fernando Nobre à Presidência da Assembleia. Estamos a falar da segunda figura do Estado, que pode ser chamado em qualquer momento a substituir o Presidente da república, caso em que teríamos um político sem preparação e anti-europeísta no cargo cimeiro do Estado”.

Se António Capucho pensa o que está acima transcrito, então devia ter-se candidatado a líder do PSD. Manuela Ferreira Leite já o fez. Marques Mendes já o fez. Não se compreende como António Capucho aceita ser liderado por Passos Coelho, sem disputar a liderança, tendo em conta o estatuto que reclama para si mesmo dentro do partido.
Sobre isso, o que diz António Capucho? Garante que jamais será candidato à liderança do PSD

Ainda assim, por acaso até acho que António Capucho tem alguma razão na questão de Fernando Nobre, mas isto está ao nível de uma...


Assim, não vão lá. A imagem interna do PSD continua a ser terrível e o PS nem tem que se preocupar com eles, porque eles tratam de si próprios.


 Perante tudo isto, o que diz o líder, Passos Coelho?...
Recusa de Capucho é uma “questão menor”, sem “importância nenhuma”.
Ou seja, a recusa de um dos mais conceituados membros do PSD é nula em importância?!...

Depois admiram-se com as sondagens e com os resultados!... A continuar assim, Sócrates tem razão ao dizer que ainda vai conhecer mais líderes do PSD.

A propósito...
Listas PSD - recusas

Pergunta que faz todo o sentido, agora mais que nunca:
Pergunta
Às vezes, dá a sensação que não querem mesmo governar!...

Passos Coelho diz que sondagem foi “um bom aviso”

Sondagem coloca PS e PSD em empate técnico

Passos Coelho diz que sondagem foi “um bom aviso”

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vieira da Silva diz que Teixeira dos Santos não foi convidado


 “Não se colocou a questão de Teixeira dos Santos ser convidado para integrar as listas do PS.”
“Um partido faz sempre opções. São convidadas umas centenas de pessoas e muitos milhares não são convidadas.”
“... todas as coisas na vida mudam. As coisas começam e acabam. É um ato normal ter acabado.”


Está, finalmente, encontrado o homem que vai fazer companhia ao PSD nas culpas pelos problemas do País. A fidelidade, amizade, solidariedade... têm um valor e um preço muito especial em política. Teixeira dos Santos estava destinado a este fim desde a "Quadratura do Círculo"!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Miguel Sousa Tavares igual a si próprio, naqueles dias que correm menos bem!...



Médicos de Saúde Pública por 100 000 habitantes (dados oficiais - link)

É só mais um lapso.
Há uma grande diferença entre "médico por habitante" e "médico por 100.000 habitantes".
É o que dá programas sem direito a contraditório.
A quantidade de lapsos de MST nos últimos tempos começa a preocupar. E o ar com que fala da Grécia também lhe não fica bem, tal como o ar de gozo com que apresenta os seus dados "curiosos". Que sabe MST do sistema de saúde na Grécia? Isso é que interessava saber, para ver se o número de médicos tinha alguma correspondência com a qualidade do sistema. 
Se não é para informar os cidadãos com precisão, então os comentários servem para quê?!...
Uma pessoa não informada, ouve estes "dados curiosos" (como lhe chamou Clara de Sousa) e o que pensa dos médicos? Que juízo vai fazendo dos outros?...

Por falar em "geografia humana do País"...
Olhemos para a estatística "médicos por 100.000 habitantes" e pensemos um pouco:
A Grécia tem N ilhas e 6 médicos por 100.000 habitantes pode querer dizer 1 médico por ilha de +-15.000 habitantes, separadas entre si por mar e tempo não compatível com urgências médicas.
Na Beira Baixa ou Alentejo, 1 médico por 25.000 habitantes (4 por cada 100.000) pode significar um enorme espaço separado por N Kms, pouco ou nada compatível com urgências médicas.
Nos grandes centros urbanos, 1 médico por 25.000 habitantes é, apesar de tudo, outra coisa, pelo menos em termos de distâncias e possibilidades de chegadas a tempo para urgências...
A geografia interessa, de facto, a humana e a outra. Mas, acima de tudo, mais do que o número de médicos por 100.000 habitantes, importa saber se todos têm, como previsto na Constituição, acesso à saúde e em que condições. O número de clínicos por 100.000 habitantes é uma distorção estatística em relação a muitas realidades. Diria mesmo que é o urbano a mandar no campo, ou como diz o Povo: "Lisboa é Portugal e o resto é paisagem."
Um pouco de Humanidade faz falta nas análises que vamos vendo. As estatísticas são dados importantes a ter em conta, mas a sua análise carece de profissionalismo, experiência, seriedade e Humanidade. As pessoas não são apenas números!

Já agora, eu que nem sou médico, gostava de saber qual a média de comentadores por habitante no nosso País. E, já agora, quantos programas de comentário/opinião existem na TV sem direito a qualquer contraditório. Assim de repente, só me lembro de dois. E ambos precisavam urgentemente de incluirem contraditório.
Claro que eu podia ir pesquisar melhor e obter dados concretos, fazer as coisas de forma mais séria. Mas, como é fácil depreender, assim é mais fácil, ou não?!...

Freitas do Amaral - “A partir de certo momento, José Sócrates começou a viver num mundo irreal”.



Freitas do Amaral - Entrevista à RTP - 18 Abril 2011 (Vídeo - "Obrigatório" ver até ao fim)

Freitas do Amaral diz que ministro das Finanças não se demitiu porque Sócrates não deixou

Freitas foi ministro dos Negócios Estrangeiros no primeiro Governo de Sócrates. Nas suas próprias palavras, foi ministro de José Sócrates 1, até 2008.

Teixeira dos Santos disse em Outubro uma coisa muito acertada: “no dia em que os juros da dívida portuguesa chegassem aos sete por cento seria inevitável recorrer à ajuda externa.”

"O doente (Portugal) tinha uma pneumonia e precisava de antibióticos e a análise que o Governo fez foi que o doente tinha uma gripe e só precisava de aspirinas. Foi dando umas aspirinas de três em três meses, mas não serviu para nada."
Teixeira dos Santos só não se demitiu “porque o primeiro-ministro não deixou”.
“A partir de certo momento, José Sócrates começou a viver num mundo irreal.”

Freitas distingue Sócrates 1 e Sócrates 2.
Até 2008 - Sócrates 1.
2009 - Eleições e o défice a passar de +-3% para 9% (diz ele). Coincide com o início de Sócrates 2.

...........................

Campos e Cunha foi ministro das Finanças de José Sócrates (abandonou 4 meses depois da tomada de posse):


domingo, 17 de abril de 2011

"Greve à democracia" - Críticas a Marinho Pinto?!...

Marinho Pinto "apelou" a uma "greve à democracia", no fundo, não irmos votar nas eleições de 05 de Junho 2011.

Alguém me indica uma crítica a esta  posição anti-democrática, oriunda do PS ou da esfera governativa? É que, por mais que pesquise, está difícil encontrar!... E como não imagino o PS a concordar com esta posição, estou um pouco baralhado.

Encontrei críticas a Fernando Nobre, dos mais variados quadrantes, PSD incluído.
Será que não ouviram nem leram as declarações do Bastonário?...
Será possível que estejam de acordo?

Estarão à espera que, mais uma vez, seja Mário Soares a criticar?




PS aposta em Basílio Horta por Leiria



Membro fundador do CDS/PP
Vice-presidente do CDS/PP
Secretário-geral do CDS/PP
Desde Julho de 2007 presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal
Um longo currículo que pode ser consultado no link acima

Algum problema com esta mudança desde o CDS até ao PS?
Ninguém parece muito incomodado, a começar por mim.

Então porquê a grande confusão em torno de Nobre?!...
O homem é incoerente, vaidoso e eu sei lá mais o quê?...
Já apoiou tudo e todos, digamos assim, para ajudar ao extremar de posições?...
E qual é o problema?!...

Basílio Horta, Fernando Nobre e todos os outros de que possamos falar, não passam de homens. Pensam, mudam, adaptam-se e, acreditando nas suas boas intenções, tentam ajudar da melhor maneira. Apenas isso.
Há que respeitar as suas posições e a dos que lhes dão as oportunidades. A nós, enquanto eleitores, resta-nos dar a resposta adequada na hora adequada.
Uma coisa me parece clara:
Pouco me importa a origem deste ou daquele, desde que se proponha trabalhar para o bem comum, seja em que fileiras for!

Já agora, só por curiosidade... Telmo do "Big Brother" corre para o Parlamento

Marinho Pinto (Bastonário da Ordem dos Advogados) apela a "greve à democracia"


Pequeno pormenor:
Marinho Pinto lançou a questão, mas foi cuidadoso nas palavras. Ora reparem: "Não sei se não fariam melhor em fazer greve à democracia por um dia."
Não disse para fazerem greve à democracia. Lançou a dúvida: "Não sei se..." Para quem conhece o valor das palavras e Marinho Pinto conhece, na sua qualidade de advogado, a pergunta faz toda a diferença.

No entanto...
Se o voto é o único meio legal e eficaz para substituir a mediocridade, o oportunismo e a incompetência dos políticos, pois é nas eleições que se pode alterar alguma coisa, o que leva Marinho Pinto a fazer estas declarações, nesta altura?!...
Pergunta ingénua:
Apelar à abstenção não é, no mínimo, eticamente reprovável em democracia?
Pergunta ainda mais ingénua:
Apelar à abstenção não é ilegal?
Perguntas ainda mais mais ingénuas:
A abstenção não coloca sérios problemas de legitimação democrática?
Na época que Portugal está a viver é isso que se pretende das eleições?!... Que não legitimem largamente os eleitos? Que apontemos para o futuro governo, dizendo que apenas representa uma pequena parte dos portugueses, logo... não é legítimo?

Quando Manuela Ferreira Leite falou em "suspender a democracia", ainda que num tom irónico (pelo menos assim o considerou), tudo e todos se levantaram contra essas declarações. Foi um escândalo.
Irão muitos dos então escandalizados ficar, agora, calados?

A quem interessa a abstenção nestas eleições?!... Essa é a pergunta menos ingénua que urge fazer.
Deixo a resposta a cada um de vós.

Pela minha parte, como a Democracia é o menos mau dos regimes e o único em que me pedem opinião, permitindo-me ajudar a decidir pela continuidade ou pela mudança...

O que eu gostava mesmo era que todos os portugueses fossem votar, conscientes de que Portugal é o que nós queremos que ele seja. Mais cidadania precisa-se. 


sábado, 16 de abril de 2011

Entrevista de Nobre torna mais difícil voto do CDS-PP, avisa Paulo Portas



Fernando Nobre:
“Se não for eleito presidente da Assembleia da República renuncio de imediato.”
“O exclusivo e inequívoco propósito da minha candidatura pelo PSD é presidir ao Parlamento."


Paulo Portas:

“Se este tipo de entrevistas continuar, é evidente que é muito difícil votar no doutor Fernando Nobre e eu quero dizê-lo com toda a lealdade e toda a franqueza."
“Não são os políticos que impõem condições aos eleitores, são os eleitores que impõem condições aos políticos. E, por isso, este tipo de entrevistas, em que alguém diz ‘a mim se não me elegerem presidente, eu amuo e vou embora’ não dignificam a política e dificultam o voto no doutor Fernando Nobre.”



É por estas e outras que o PP parte sempre muito atrasado nas sondagens e acaba por ter, quase sempre, bons resultados. Paulo Portas sabe o que os eleitores querem ouvir.
Fosse Paulo Portas líder do PSD e há muito que era Primeiro Ministro.

Zapatero diz que 'a China é o melhor amigo' de Espanha

Zapatero diz que 'a China é o melhor amigo' de Espanha

E pronto, lá se foi o nosso negócio da China!

Aznar diz que Kadhafi é 'amigo' e critica ataques na Líbia

Nobre desconhece programa do PSD e Pacheco Pereira revela SMS

Nobre desconhece programa do PSD

Deputados do PSD receberam um SMS para não prestarem declarações no dia em que o Governo apresentou, em Bruxelas, o Programa de Estabilidade e Crescimento



Se isto não são tiros nos pés, vou ali e já venho!...

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Eleições

Uma outra maneira de olhar para as coisas, mas com o sentido crítico apurado

Retirado daqui

Podemos sempre prender um rato ou um homem, mas não uma IDEIA!

Pintar de cor de laranja. Se for essa a solução...

Pastor pinta ovelhas de cor-de-laranja para evitar roubos

O caso foi em Inglaterra, onde o roubo de animais aumentou 500% nos últimos anos. Mas...
Se for essa a solução para evitar roubos em Portugal, resolve-se dia 05 de Junho!...

BenficaTV - Sérgio L. Bordalo deseja a morte de Pinto da Costa

Até custa a acreditar!...



"Eu desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este." - (Sérgio L. Bordalo, no programa "Debate, transmitido na Benfica TV)

Como se sabe Jorge Nuno Pinto da Costa dedicou o título de campeão nacional 2010/2011 a Pôncio Monteiro, falecido em Dezembro de 2010, e a José Maria Pedroto, falecido em 1985.

Há dias em que devia ser proibido abrir a boca! Nem interessa de que clube eu sou ou deixo de ser. Isto é um péssimo exemplo para todos os desportistas. Assim não vamos lá! O futebol é festa, não é guerra!


quinta-feira, 14 de abril de 2011

O dia em que a Finlândia deixou de receber elogios de Portugal



Vamos lá então por partes:

1. José Sócrates "impressionado" com sistema de ensino na Finlândia

2. Plano tecnológico: Sócrates procura inspiração no modelo finlandês

3.  O milagre finlandês e a educação superior

4. Parlamento finlandês pode inviabilizar empréstimo do país a Portugal

5. Silva Pereira acusa Finlândia de colocar em risco “projecto europeu”

Ou seja:
Os finlandeses eram o bom exemplo para tudo. Havia mais que um professor na sala de aula e sempre que um aluno tinha dificuldades era logo ajudado. Devia, portanto, aprender a ajudar quem precisa. Tudo o mais naquele país era topo de gama, a copiar, a servir de exemplo, a alcançar.
Agora as coisas mudaram. Pelos vistos, os alunos finlandeses que tão ajudados são nas suas dificuldades iniciais, não aprendem a ser solidários. Crescem, alguns vão para deputados e outros cargos públicos, mas parece que nada aprenderam em pequenos. Não querem pagar para os portugueses que tanto os idolatravam. E nós, já esquecidos de tanto elogio que lhes aplicámos em vários contextos e com intenções mais ou menos nobres conforme as circunstâncias, resolvemos agora que eles colocam em perigo o Projecto Europeu, embora ainda tenhamos esperança que seja só paleio em tempo de eleições finlandesas.
Portugal não coloca nada em perigo, pois não?
Quando fazemos da exigência uma palavra esquecida no dicionário, nada colocamos em perigo.
Quando aumentamos o défice, não por descontrolo, mas por opção assumida, nada colocamos em perigo.
Quando arruinamos as contas públicas de um país inteiro, apesar dos múltiplos avisos de vários quadrantes, nada colocamos em perigo.
Quando construímos uma sociedade em que muitos ganham mais a descansar do que os outros a trabalhar, nada colocamos em perigo.
Quando podemos (alguns) acumular reformas principescas, umas atrás das outras, sem qualquer controlo e, ainda por cima, já reformados, continuar no activo mas ganhar como reformados, pois é mais rentável, nada colocamos em perigo.
Quando avançamos com TGV e aeroportos que têm de ser parados por falta de verbas (entre outras razões), mas deixamos milhões nos contratos para indemnizações, nada colocamos em perigo.
Quando saltamos da política para as empresas e das empresas para a política, num eterno acumular de interesses e benesses distribuídas sem qualquer controlo, nada colocamos em perigo.
Toda e qualquer asneira que façamos (poderia continuar os exemplos por muitos mais parágrafos), nada colocamos em perigo.
O Projecto Europeu aguenta tudo isso e muito mais!
Agora se os finlandeses, aqueles malandros, ousam ser exigentes, aplicados, organizados e realistas, não estando para aturar as loucuras dos outros, mesmo daqueles que os elogiam o tempo todo, aí sim: COLOCAM EM RISCO O PROJECTO EUROPEU!
Obviamente que precisamos de ajuda.
Obviamente que precisamos modéstia.
Obviamente que temos de compreender que os outros não estejam para nos aturar tudo.
Obviamente que temos de respeitar essas opiniões, sobretudo porque vêm dos nossos credores, repito, credores!
O que coloca o Projecto Europeu em causa vai muito para além do puxão de orelhas que os finlandeses nos querem dar. E que me desculpem todos os portugueses que, tal como eu, não faltam um dia ao trabalho, se esforçam por trabalhar ao máximo, dar o melhor de si mesmos todos os dias, e se esforçam por ter as suas contas sempre em dia, cumprindo todos os seus compromissos, mesmo prescindindo de férias no estrangeiro e tudo o mais que se revele necessário para uma vida honesta... mas este puxão de orelhas é merecido.
Espero que o Futuro, depois de alguns anos de amargos de boca que alguns teremos de pagar devido às loucuras de outros, possa ser, tal como a vida na Finlândia, mais realista, mais exigente e mais responsável.
Só assim o Projecto Europeu avançará!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Jornal de Economia - SIC



O FMI não deve perceber nada de contas!...
Então não é que estão a pôr em causa as contas "transparentes" do Governo?!... Ainda se fosse a Oposição a dizer isso, era compreensível! Era mais uma incompetência, mais falta de experiência, mais irresponsabilidade...
Bolas! Será que nos calhou uma Equipa de FMI que pertence à Oposição?!...

Medina Carreira igual a si próprio - Incómodo... mas verdadeiro! "Esta gente não tem que ser punida para além da responsabilidade política?"



No final do vídeo defende a "responsabilidade penal" dos políticos. Actualmente o pior que pode acontecer, diz, é perder eleições e ir-se para casa descansado, às vezes com um bom lugar.

"Eles deviam pedir desculpa por não haver dinheiro para Junho"



Palavras de José Gomes Ferreira:
"Estes senhores estiveram 6 anos a governar."
"Ainda bem que vieram (FMI), porque assim nós vamos saber verdadeiramente o que lá está."
Etc

Luis Filipe Menezes critica "cena de histeria" em torno de Fernando Nobre



Recordou:

Fernando Nobre já apoiou Fernando Nogueira (PSD).
Fernando Nobre já apoiou Durão Barroso (PSD).
Fernando Nobre já apoiou Mário Soares (PS).
Fernando Nobre já apoiou  Jorge Sampaio (PS).
Fernando Nobre já apoiou Miguel Portas (BE).  

"Quando [Nobre] apoia determinada esquerda está tudo bem, mas quando apoia o PSD parece que se tornou num herege que tem que ser queimado na fogueira".

Menezes recordou ainda:

Freitas do Amaral apoiou o Partido Socialista.
Basílio Horta apoiou o Partido Socialista.
Sousa Franco, que foi militante do CDS e presidente do PSD, passou para o Partido Socialista.

NÃO CONSTA, EM QUALQUER DOS CASOS MENCIONADOS, QUE TENHA VINDO MAL AO MUNDO!!!

Cristiano Ronaldo versus Ibrahimovic



Milan pretende trocar Ibrahimovic por Cristiano Ronaldo

Esta está óptima!
É mais ou menos como se Portugal anunciasse que trocava a sua dívida por um empréstimo de oitenta mil milhões!...

Desculpe?!...



Se é para acabar de vez com os Portugueses e com as Empresas...

Grupo alemão pede providência cautelar para travar ajuda a Portugal

O Tribunal Constitucional da Alemanha recebeu um pedido de providência cautelar com o objectivo de impedir que o país participe na ajuda financeira internacional a Portugal.

Mais uma a comprovar o princípio do fim da Europa?...
Tudo parece estar em causa, desde o Euro em si mesmo, como moeda forte e que tem dado muitas dores de cabeça aos chefes do mundo, até à Europa tal como a conhecemos. Verdade que alguns dos políticos europeus não merecem outra coisa, mas outros políticos e os Europeus sérios e trabalhadores merecem um Futuro digno desse nome. Os Alemães (e não só) é que começam a dar fortes sinais de impaciência com a imcompetência e o desleixo. Não tarda nada, vão concluir que estão bem melhor sozinhos, obrigado!... E depois?!... O mundo continuaria, sim, mas tudo seria diferente.
A Europa ajudou a Alemanha na reunificação, isso é verdade. A evolução da Alemanha é o que se vê. Soube, como sempre, aplicar as verbas e sair mais forte.
A Europa ajudou Portugal e outros países na integração, isso também é verdade. A evolução desses países é o que se vê. Dá para ver a diferença ou vamos continuar a "perder por causa do árbitro" e a assobiar para o lado?!...

Polícia está sem dinheiro e deixou de pagar descontos de IRS ao Estado

Não devo ter lido bem...

Imaginem só que eram empresas particulares a deixar de pagar os descontos do IRS ao Estado!...
A acreditar no teor da notícia, estamos completamente falidos.

Finanças recusam esclarecer acordo que permite à Administração Interna reter IRS

Níveis de fidelidade difíceis de alcançar

Santana Lopes sobre Passos Coelho
Uma ajudinha à desacreditação do líder do PSD, Passos Coelho.
Rui Rio é que era bom, afinal!
A propósito...
Santana Lopes afirmou hoje que a norma dos 60 dias aprovada no Congresso do partido visa acabar com a "bagunça" no PSD.
É impressão minha ou faltam menos de 60 dias para as eleições?!... Santana não quer acabar com a bagunça?...

Carrilho diz que congresso do PS foi a cassete de Sócrates
Uma ajudinha à desacreditação do Líder do PS, José Sócrates.

terça-feira, 12 de abril de 2011

FOI PEDIDO O RESGATE por Henrique Medina Carreira



"Já sei que alguns de vós estão fartos de ouvir falar disto e não querem saber, que sou deprimente, etc, mas é importante perceberem que o que nos vai acontecer é, sobretudo, nossa responsabilidade porque não quisemos saber durante demasiado tempo e agora estamos com um pé dentro do abismo e já não há possibilidade de escapar. "

Recusas, desculpas e outras coisas mais ou menos questionáveis! / "Sim" de outros

Decisões respeitáveis, mas questionáveis quando se compara interesses pessoais, locais e nacionais. Não estará Portugal acima de tudo? Ou toda a gente tem imensos conselhos para os outros, desde que fique de fora?... Não estamos em altura de colocar o País acima de tudo o resto, por muito que nos custe?
Com notícias destas, todos os dias, o PSD dificilmente conseguirá conquistar os Portugueses!
No final, não poderão acusar Passos Coelho de não ter tentado a unidade, de não ter procurado a experiência dos seus pares.
Caso as coisas corram mal para o PSD, irão acusá-lo de quê?

Luis Filipe Menezes declina convite de Passos

Capucho recusa inclusão nas listas do partido   Apoio a Passos "não está em causa"

Ferreira Leite recusa integrar listas

Marques Mendes recusa convite

Mota Amaral será candidato do PSD pelos Açores

Luis Amado, coerente com as suas habituais intervenções!



Mário Soares sobre Passos Coelho

Passos Coelho é um homem “simpático e sensato”.

Daria um bom primeiro-ministro?

É como os melões, só depois de aberto é que se sabe”.
“O mais importante neste momento é que Passos Coelho e José Sócrates se foquem no país, dando menos importância à crispação entre os dois”.


Resta ao Povo Português, no dia 05 de Junho:

1. Deixar o melão na loja, sem o abrir, continuando a comprar a fruta que já conhece.

2. Comprar o melão e abri-lo, para ver se a sua qualidade vai além do "simpático e sensato".

É também o Povo que diz que "quem não arrisca..."












Mas o que Mário Soares disse de mais importante foi...




segunda-feira, 11 de abril de 2011

Falta de experiência parlamentar - Opinião de Mário Soares




De facto, a falta de experiência de Fernando Nobre enquanto parlamentar é, à partida, o maior problema. Os nossos ex-presidentes da AR, dos diferentes quadrantes (Mota Amaral - Jaime Gama), eram homens experientes no Parlamento. Só para falar no último, Jaime Gama deu bons exemplos de isenção e soube pôr na linha os que não respeitavam as regras, por desconhecimento ou qualquer outra razão. Ficou célebre o caso abaixo.




Ao contrário do que parece à primeira vista, não deve ser nada fácil dirigir os plenários e a experiência, como em quase tudo, parece ser um critério a ter em conta.
Alheio à gritaria, Mário Soares coloca a tónica onde deve ser colocada e, conhecedor como poucos da personalidade de Fernando Nobre, não fecha totalmente a porta, alertando para uma missão "muito difícil", mas ficando por um esclarecedor "só vendo".

Tão fácil opinar sobre os outros!


Vital Moreira começou na Assembleia Constituinte (1975-76) como militante do PCP, como sabem ou podem confirmar acima. Depois, voltou ao Parlamento como Independente, em 1995, eleito pelo PS.

Foi, como todos reconhecem, fundamental para a credibilização da política!..



Vital Moreira diz que ao aceitar integrar as listas do PSD, Fernando Nobre contribuiu para a desacreditação da política.


Ou seja:

1. Um Cidadão Independente, ex-candidato à Presidência da República, no caso Fernando Nobre, passar a  integrar as listas do PSD como Independente em 2011 é desacreditar a política.

2. Um Cidadão Independente, ex-militante do PCP, no caso Vital Moreira, passar a integrar as listas do PS como Independente em 1995 é o contrário, ou ele não o faria.

Coerente, obviamente!